SAÚDE

Alergia Alimentar

sexta-feira, agosto 08, 2014salua

De acordo com a ASBAI - Associação Brasileira de Alergia e Imunologia :

A Alergia Alimentar é uma Reação Adversa a determinado alimento. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, no sistema gastrointestinal e respiratório. As reações podem ser leves com simples coceira nos lábios até reações graves que podem comprometer vários órgãos. A Alergia Alimentar resulta de uma resposta exagerada do organismo a determinada substância presente nos alimentos. fonte: http://www.sbai.org.br/secao.asp?s=81&id=306

Filhos de pais alérgicos possuem maior predisposição genética a desenvolver alergias, e como eu e o meu marido somos alérgicos, eu mais do que ele, é lógico que nosso filho também seja.

Tudo começou após o início das aulas de natação. Após 1 mês surgiram em suas axilas e virilha, pequenas bolinhas vermelhas, que logo foram se espalhando pela região afetada. Tanto eu quanto o pai pensamos que fosse micose, adquirida na academia de natação, e nossa atitude foi cancelar as aulas.

Foi levado ao pediatra e diagnosticado como dermatite de contato. Foi medicado e o grosseirão sumiu. 20 dias depois voltou tudo e pior.

Então, passamos novamente a pomada indicada pelo pediatra e sumiu, 35 dias depois, voltou!

Graças a Deus que a coisa não tomou proporções maiores, e nosso filho apresentou em apenas pequenas áreas do corpo, mas há crianças que ficam com o corpinho todo coberto.



Não poderia ser dermatite de contato, tampouco irritação por cloro, visto que não tem ido as aulas.

Eu e meu marido começamos a pensar sobre o assunto, analisar o que poderia ser, e após algumas pesquisas levantamos a hipótese de alergia alimentar. Lembramos que quando ele começou a ter as crises nós havíamos consumido peixe inclusive o Jan havia adorado salmão. Coincidiu com todas as vezes que ele comeu peixe!

Além das bolinhas das axilas, surgiram também manchas vermelhas circulares nas pernas. Não tive cabeça para fotografar as do Jan e elas já não aparecem mais. Essas manchas vermelhas ele tem de vez em quando desde que começou a comer. Elas vão e voltam.

Desde segunda-feira estamos mantendo um diário alimentar, anotamos nele tudo que o Jan consome durante o dia. Isso é fundamental para podermos montar um histórico e saber quais alimentos estão causando a alergia.

Nosso pediatra mostrou algumas opções de exames para detectar alergias e uma delas nos chamou muito atenção. Trata-se do Teste Elisa Microarray mediado por IgG - 221 alimentos, Lemos Lab , situado em Juiz de Fora - MG.

Nesse exame serão analisados 221 alimentos para saber a qual ou quais nosso filho é sensível.

O teste não custa barato e o laboratório não aceita convênios de saúde, mas alergia é coisa séria e, sinceramente, quando de trata de nosso filho não poupamos gastos para vê-lo bem.

O legal e é que o kit para exame pode ser adquirido pelo site do laboratório e o sangue enviado por Sedex! Sem a necessidade de se deslocar até MG para realizá-lo.

Quem quiser saber mais sobre alergia, baixo alguns links.

Laborátorio Lemos Lab

http://www.lemoslab.com.br/

http://www.sbai.org.br

https://www.tratandoalergia.com.br/2006/conteudo.asp?i=26

http://www.imunoalergologia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=7&Itemid=10

Postagens Relacionadas

5 comentários

  1. Nossa que bom que observaram o que fazia mal para ele. Aqui eu sou extremamente alérgica, e o Isaac desenvolveu alergia também.
    Estamos no término do tratamento que foi super caro, mas como disse saúde dos filhos não tem preço.
    Espero que ele melhore. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, é uma tristeza isso, aqui conseguimos, pois ele come somente comida feita em casa, não comemos fora, raramente fazemos isso. Assim facilita saber o que pode dar alergia.
      Obrigada pela visitinha, beijão

      Excluir
  2. Interessante esse teste de alergias...
    Eu espero que ele melhore logo :) É tão ruim ver os pimpolhos doentes!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. oi..minh afilha tem dermatite atopica,alimenntar e de contato tbem...umatristeza ne..vcs fizeram esse teste..eho dito teste de alergia tardia ne..me falaram em 900 reais sera isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane, n[os ainda não fizemos o teste e o valor está no site do laboratório.
      Beijos

      Excluir

Vai comentar!?

Adoro comentários

Beijos e fique a vontade

AS MAIS LIDAS

FALE CONOSCO